Check up Ginecológico

Avaliação periódica da saúde com a realização de exames

Uma das únicas formas de prevenir ou garantir melhores chances de tratamento em diagnósticos precoces de doenças é fazer rotina ginecológica anual.
Os exames necessários para essa rotina dependem da idade e do histórico da mulher, mas para todas é fundamental visitar o médico, relatar sintomas que a incomodam e fazer um exame físico completo.

Entre os exames mais comuns que podem ser solicitados pelo ginecologista estão a mamografia, a ultrassonografia pélvica transvaginal, e o exame de prevenção do câncer de colo do útero (papanicolaou).

Exames de sangue, quando bem indicados, podem avaliar anemias por alterações menstruais, alterações de tireoide que são frequentes em mulheres, aumento de triglicérides, colesterol e glicemia que são comuns em determinadas faixas etárias.

Colpocitologia oncológica

Também chamado de papanicolaou ou exame de prevenção do câncer de colo uterino é o exame mais conhecido em ginecologia.

Ele pode ser realizado em consultório pois é bem simples. Coloca-se um aparelho na vagina que permite visualizar o colo do útero e com uma espátula e uma escovinha, faz-se a coleta de secreções e células para a análise em laboratório.
Parece assustador, mas é um exame indolor e bem rápido.

Mamografia

É o exame padrão para diagnóstico precoce de câncer de mamas.
Nem todas as mulheres precisam ou devem fazer o exame, ele deve ter uma indicação médica já que segue a faixa etária, histórico e queixas da paciente.
Ela é feita em laboratórios especializados em exames de imagem.
As mamas são comprimidas para a visualização por raio X de todo o tecido mamário identificando imagens suspeitas.

Ultrassonografia de mamas

Assim como a mamografia, precisa de uma indicação médica.
Ele pode ser feito para identificar cistos, nódulos ou até infecções nas mamas.
É realizado também em laboratórios. Um médico ultrassonografista passa o aparelho de ultrassom nas glândulas mamárias para avaliar a presença de alguma alteração.

Ultrassonografia pélvica transvaginal

É um exame de ultrasson que visualiza os órgãos ginecológicos internos, como útero e ovários.
Pode ser realizado em consultório e permite identificar algumas doenças do útero como miomas e pólipos, ou dos ovários como cistos e nódulos.
Somente mulheres que já tem vida sexual podem fazer o transvaginal, as demais, podem fazer exame semelhante, mas pelo abdome.

“Prevenir é um ato de amor com você, com o seu corpo e com todos que te amam”